domingo, 12 de dezembro de 2010

Projeto Conexão Direta Com o Futuro - Instituto NEXTEL


O Programa Conexão Direta com o Futuro surgiu com o objetivo de contribuir para a formação integral de jovens do meio popular urbano, por meio de metodologias participativas e democráticas que visam o desenvolvimento de competências, da inclusão social e do fortalecimento da inserção no mundo do trabalho formal.



Público-alvo:




Para ser um aluno do Programa Conexão Direta com o futuro, é necessários que o jovem esteja dentro das exigências abaixo:


  • Faixa etária entre 16 e 24 anos
  • Estudantes do Ensino Médio ou que já tenham concluído Interesse do jovem na proposta do programa Comprometimento, responsabilidade e disponibilidade de tempo
  • Situação sócio-familiar menos favorecida
  • Estar em maior vulnerabilidade social ou pessoal;
  • Morar preferencialmente nas periferias das cidades de São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro
  • Pertencer aos grupos de diversidades ou pessoa com deficiência.

Metodologia:

Estruturado com uma metodologia elaborada pela própria Nextel, o Conexão Direta com o Futuro tem duração de seis meses, com quatro horas de aprendizado diário (segunda a sexta-feira). Os temas abordados durante o curso são aulas de português, matemática, inglês, informática, técnica de atendimento a clientes e de vendas, além de expressão corporal. Em paralelo a este conteúdo, são realizadas oficinas de discussão que englobam temas contemporâneos para a exposição de idéias e novos debates.

Em paralelo a este conteúdo, os profissionais da Nextel ministram aulas e palestras voluntariamente, em que compartilham seus conhecimentos e expertises, abordando temas como qualidade, direitos do consumidor, orientação vocacional, comunicação e simulação de processo seletivo.


Ao final do curso, os alunos participam de uma vivência prática dentro da Nextel durante duas semanas junto a atendentes de Call Center e atendentes de loja.

A estrutura curricular é a mesma nos três Estados, mas é customizada para se adequar à cultura de cada local. Em São Paulo, por exemplo, há aulas de yoga na educação; em Salvador, dança afro; e no Rio de Janeiro, entram em cena o samba e a dança do coco.

O programa não se configura em uma substituição do sistema de educação formal vigente no Brasil. Trata-se de um programa de educação complementar com foco em capacitação profissional inicial que visa à construção de formas de participação pública dos jovens e também que melhorem suas oportunidades no mercado de trabalho. O Instituto Nextel norteia suas atividades em quatro pilares da educação: “fazer” (técnicas de atendimento ao cliente), “participar” (intervenção na sociedade), “conviver” (ações coletivas) e “conhecer” (acesso à informação).


Sobre o Instituto:


O Instituto de Salvador foi inaugurado no dia 3 de março de 2009 e está localizado no Pelourinho.Endereço: Rua do Passo, 244 – Santo Antonio – Salvador – Bahia – CEP: 40301-408



Fonte:
http://www.institutonextel.org.br/programas_projetos/progconexaofuturo.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para comentar coloque no retângulo abaixo o seu nome e idade.Regras para comentários:são proibidos comentários preconceituosos,obscenos,racistas ou que venham a causa dano a qualquer pessoa.