sexta-feira, 27 de março de 2009

Dinheiro Não Compra Educação de Qualidade.

Hoje no Brasil é muito comum ouvir os professores criticando a influência prejudicial do dinheiro e do capitalismo interferindo nas relações humanas.Falam também sobre a importância da educação para a formação de valores, de cidadãos críticos e etc.Só há uma notável exceção, que é quando o dinheiro em questão é aquele investido em educação e no pagamento dos próprios professores. Nesse caso, e apenas nesse caso, até os líderes dos sindicatos coletivistas defendem que a principal ferramenta para uma educação de melhor qualidade é o dinheiro.E o principal uso desse dinheiro deveria ser o aumento do salário dos professores. Se ganhassem mais, seriam mais motivados, o que faria com que a qualidade da educação melhorasse.Alguns dizem que o Brasil investe pouco em educação, como se essa fosse a razão de todos os nossos males. Não é verdade: nosso setor público investe entre 4% e 5% do PIB em educação, valor parecido com o investido pelos países ricos. O problema principal dos funcionários de nossas escolas não é de motivação: é de preparo. E falta de preparo não se resolve com salário, mas com mais e melhor treinamento.
Resumo como modificações do Artigo de Gustavo Ioschpe. para acessar na íntegra entre em http://veja.abril.com.br/011008/p_091.shtml

segunda-feira, 2 de março de 2009

Volta às Aulas

Depois de meses de férias os estudantes das escolas públicas finalmente voltam às aulas hoje dia 2 de março de 2009.Hoje cedo muitos estudantes perderam a hora e acabaram se atrasando para o primeiro dia de aula de 2009,alguns foram trajando bermuda,saia,sandália e até mesmo de havaianas,mas no decorrer do ano toda essa descontração será substituida pelo uniforme tradicional(Calça Jeans azul ou preta,Camisa com o símbolo da escola e sapato fechado).além da aulas tradicionais os alunos esse ano seram contemplados com História da África e Sociologia.O calendário letivo desse ano se encontra disponível no site da Secretária da Educação da bahia( http://www.sec.ba.gov.br/escolas/calendario_padrao_2009.htm ) a comunidade Sara Kertesz postou parte dele no Blog:

Ano Letivo 2009

Recesso de Semana Santa (09 a 12 de abril)
Recesso Junino (21 de junho a 05 de julho)
Término do Período Letivo (14 de dezembro)
Resultados Parciais do Rendimento Escolar dos Alunos (15 de dezembro)
Estudos de Recuperação e Avaliação Final (16 a 29 de dezembro de 2009)
Entrega das Atas dos Resultados Finais (30 de dezembro de 2009)