sábado, 6 de fevereiro de 2010

Bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.





Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni, referente ao 1° semestre de 2010, os candidatos não portadores de diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação).


Para concorrer às bolsas, o candidato deve, também, ter renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:



  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

  • ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

  • ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;

  • ser portador de deficiência;

  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o critério de renda.

Como é feita a inscrição


As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, acessando o Sistema do ProUni (SisProUni).


Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem 2009 e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao efetuar sua inscrição o candidato também deverá informar um endereço de e-mail válido.


No sistema, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do Programa. Ao efetuar a inscrição, o estudante escolhe a modalidade de bolsa e até cinco opções de instituições de ensino superior, cursos, habilitações ou turnos dentre as disponíveis, conforme sua renda familiar per capita e sua adequação aos critérios do programa.


As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo Sistema, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição.


Pré-seleção e aprovação


Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do ProUni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem.


Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante a documentação que julgar necessária.


é facultado às instituições a realização de processo seletivo próprio. Nesses casos, a instituição deve informar previamente os candidatos sobre os critérios de aprovação.


Os candidatos aprovados terão seu nome registrado no Sisprouni, com emissão do Termo de Concessão de Bolsa. Finalizada a primeira etapa, é aberta uma segunda etapa de inscrição, destinada à pré-seleção de candidatos às bolsas que não foram ocupadas na etapa anterior, e que ocorre de forma similar. Os candidatos reprovados na primeira etapa podem se inscrever novamente, assim como os que não participaram da primeira etapa.


Cronograma do Processo Seletivo do ProUni referente ao 1° semestre de 2010

Início Fim



1ª Etapa


Inscrições de candidatos
06/02/2010 10/02/2010


Resultado - Candidatos pré-selecionados
13/02/2010


Comprovação de Informações e Processo Seletivo Próprio
17/02/2010 26/02/2010


Registro no SISPROUNI da aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados
17/02/2010 01/03/2010


2ª Etapa


Inscrições de candidatos
04/03/2010 07/03/2010

Resultado - Candidatos pré-selecionados
10/03/2010

Comprovação de Informações e Processo Seletivo Próprio
10/03/2010 12/03/2010

Registro no SISPROUNI da aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados
10/03/2010 14/03/2010

Fonte: http://siteprouni.mec.gov.br/como_funciona.html