sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Curso Técnico em Salvador

IFBA - Instituto Federal da Bahia
A cada dia que passa o mundo globalizado exige do jovem cada vez mais conhecimentos, para poder inseri-lo no mercado de trabalho.Um dos conhecimentos considerados básicos é o de informática: software( o editor de texto,planilha eletrônica,conceitos de internet e edição de apresentações) e hardware (impressoras,teclados,mouse,pen drives,cd e dvd). Em Salvador existem diversas escolas que dispõe de uma estrutura voltada para capacitação técnica, a maioria delas é paga, o que é impedimento a capacitação de jovens carentes.Contudo o instituto federal da Bahia (IFBA) tem programas de insenção para jovens carente.Para tanto eles tem direito a insenção os candidatos que tenham cursado todo o Ensino Fundamental e Ensino Médio em escola pública. Os contemplados com a isenção pagarão apenas 3,00 (três reais) de Taxa de Inscrição que corresponde a 10% da Taxa de Inscrição original.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Universidade das origem ao dias atuais


A Universidade do latim (universitas) é uma instituição estabelecida por um grupo de equipamentos científicos destinados ao ensino e à pesquisa. Universidades conferem graus académicos que são obtidos após um curso que é acessada após completar o ensino secundário. Uma universidade é uma instituição pluridisciplinar de formação dos quadros de profissionais de nível superior,de pesquisa,de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.Uma universidade provê educação tanto terciária (graduação) quanto quaternária (pós-graduação).As universidade normalmente se dividem em três eixos ensino (Graduação,Pós-Gradução),pesquisa(projetos de pesquisa acadêmicas sobre diversos temas de interesse social e empresarial) e extensão (atividades desenvolvidas em contato com o público externo).A Bahia dispõe de poucas universidade públicas de qualidade,tendo ao maior parte dos universitários do estado ingressado em universidades privadas.Entre as universidades públicas do estado temos:

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Bullying nas escolas


Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully, ou valentão) ou grupo de pessoas com o objetivo de intimidar, agredir ou perseguir colegas incapazes de se defender. O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência, mas frequentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal.Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Abaixo, alguns exemplos das técnicas de bullying
  • Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.
  • Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
  • Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os
  • Espalhar rumores negativos sobre a vítima.
  • Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc). Chantagem
  • Depreciar a vítima sem qualquer motivo.
  • Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
  • Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
    Isolamento social da vítima.

Fonte ::http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/09/29/cidades,i=144943/PELA+PAZ+NA+ESCOLA.shtml

Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

sábado, 17 de outubro de 2009

Participação do Aluno

A escola Sara Kertesz cada vez mais parece se adequar melhor ao perfil dos alunos. A dedicação demonstrada pela atual gestão da escola é de fundamental importância para que melhorias aconteçam, porém ainda falta à contribuição dos alunos, falta os alunos expressarem sua opinião sobre o que carece no que diz respeito a método de ensino, a expectativas referentes à imagem da escola, no geral sobre o que falta para que o interesse do aluno pela escola aumente de forma que a mesma possa cumprir plenamente sua função social. É necessário conhecer o que motiva o aluno a esta ali e participar de maneira ativa, dinâmica, construindo seu aprendizado, para que se possa chegar a um processo educativo verdadeiramente funcional.