domingo, 6 de setembro de 2009

A Escola Sara Kertesz Abre As Portas ao Grafite

Todos os anos, no início do ano letivo, a Escola Sara Violeta de Mello Kertesz fazia reformas para reparar os danos causados pelas pichações e mesmo assim no meio do ano já era necessária uma nova pintura.Quando finalmente o diretor resolveu mudar de idéia ao invés de proibir e punir as pichações,decidiu abrir as portas a grafitagem,o resultado foi que os alunos se engajaram no grafite e pararam de pichar.

sábado, 5 de setembro de 2009

Educação Com Participação de Pais e Mestres

Mais do que nunca se observa quão importante é a participação dos pais na escola.A cada nova pesquisa publicada sobre paises que tiveram bons resultados no setor educacional se nota que entre as diversas estatégias implementadas, a aproximação e o empoderamento dos pais na escola foi fundamental aos bons resultados dos jovens.Analisando paises que obtiveram bons resultados(Finlândia,Coreia do Sul e Cingapura)fica claro a influência da participação dos pais na escola.Na Finlândia os professores trabalham lado a lado com as famílias, com as quais mantêm uma relação fluida. No início do ano o colégio público Alpilla organiza jornadas de apresentação, das quais participam os pais, para conhecer seu método de trabalho. Se gostarem poderão optar livremente por matricular seus filhos ali. Na Coreia do Sul “O segredo é a família, com pais comprometidos os alunos ficam motivados e os professores entusiasmados”, Aponta uma professora local.Mas se os pais não participam da escola, devemos questionar se a escola se organiza de maneira a realmente permitir a participação dos pais, se eles se sentem convidados ou ignorados pelos diretores e professores de seus filhos, se percebem a escola como um espaço no qual podem e devem atuar ou como um ente distante, alheio, fechado.
Fonte:
jornalnacional.globo.com
www.consciencia.net/2004/.../edu-finlandia.html