sábado, 28 de dezembro de 2013

Péssimos índices na Educação na Bahia e no Subúrbio Ferroviário de Salvador



A muito se observa que a educação no Estado da Bahia não vai bem e, a situação é ainda pior em alguns municípios e bairros de Salvador. No Subúrbio Ferroviário de Salvador,área habitada por população predominantemente de baixa renda,os índices educacionais são ainda piores do que a realidade do Estado da Bahia, o qual tem ocupado às ultimas colocações no índices educacionais.
 
 
O problema da educação no Estado da Bahia pode se entendido ao observar diversos fatores deficitários, a Bahia possui o menor índice de profissionais com formação específica na área,o que significa dizer que no Estado boa parte dos profissionais não especializado nas disciplinas do currículo escola podem estar lecionando em disciplinas para as quais não se capacitaram. Não existe uma oferta de profissional no ritmo que [a rede] precisa", reconhece o secretário de educação básica do Ministério da Educação, Romeu Caputo, segundo ele parte do déficit é proveniente de matérias recentemente incorporadas ao currículo, como sociologia e filosofia. Para Ana Lúcia Marques, diretora da escola Setor Leste, de Brasília, licenciatura faz diferença no ensino. A escola, referência de ensino público na capital, diz ter todo corpo docente com formação específica. "Uma pessoa que faz engenharia [e dá aula de física] pode ter o domínio do conteúdo, mas não aprendeu o manejo da classe, que também é extremamente necessário", disse a diretora. Além disso no Estado da Bahia boa parte das Escola Estaduais não possuem coordenador pedagógico o que influi no planejamento metodológico das escolas, a violência escolar e inexistência de parcerias entre instituições público como Conselho tutelar, Ministério público e Secretária da educação.
 
 
Observa-se que no subúrbio pouco mais de 21% da maiores escolas obtiveram resultado superior a média estadual do IDEB para 8ª e 9ª que foi de 2,9,considerando ultimo Ideb divulgado em 2011.A falta de capacitação dos professores, os problemas socioeducacionais e a ausência de coordenadores pedagógicos tem afetado muito o desempenho dessas escolas.A presença ativa da secretária da educação em parceria com os professores,os pais e outras instituições públicas é ponto chave para melhoria desses índices.