quarta-feira, 5 de dezembro de 2012



A educação e a saúde são duas áreas prioritárias no cenário nacional e internacional, mantendo estreita ligação com o futuro do país e da humanidade. O Estado e a sociedade civil interagem em busca do ideal de respeito a esses dois direitos humanos.
A educação pode ser compreendida como ponto de partida para o crescimento individual e da comunidade, pois favorece o despertar da consciência crítica da sociedade e a reflexão sobre os seus valores e as suas diferenças, sendo, portanto, considerada transversal e base de todas as relações sociais. Assim, oportunizar o acesso das classes mais carentes a escolas de qualidade é investir, a médio ou longo prazo, na cidadania, em uma maior igualdade e justiça social.
A saúde, hoje compreendida de forma mais abrangente, é um dos elementos que, aliado à educação, podem favorecer a transformação de populações carentes. Dessa forma, o acesso à saúde de qualidade influenciará diretamente na melhoria da condição de vida da população.
 
Se a sua Escola ou os Serviços de Saúde do Seu Bairro não funcionam bem Denuncie. O ministério Público irá apurar as denuncias e encaminhar ao poder público para tomar as medidas necessária para adequá-lo. [Grifo nosso]
 


Grêmio Estudantil


Órgão de representação da organização dos estudantes dentro da Unidade Escolar, o Grêmio Estudantil possibilita a exposição de ideias, reivindicações e anseios de maneira organizada e democrática. Sua atuação na escola deve ser incentivada, visto que é um veículo de formação para a cidadania e espaço de desenvolvimento social.
 
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza ações contínuas, que fornecem subsídios e orientações e incentiva o diálogo dos agentes educativos em torno da criação e funcionamento do Grêmio Estudantil, em todas as unidades da rede pública de ensino.

A política educacional vigente reconhece o caráter pedagógico das atividades dos grêmios, ao promoverem a aprendizagem de processos e experiências de vida, possibilitando aos jovens oportunidades de desenvolverem uma prática efetiva e construtiva da cidadania.

Objetivos

Encontro de grêmios estudantis. Foto: Claudionor JuniorO apoio do Estado aos grêmios objetiva desenvolver nos estudantes da rede pública o senso crítico e participativo, capacidade de liderança e engajamento nas atividades escolares e comunitárias. Desta forma, as ações de apoio aos grêmios têm como objetivos a realização de palestras de incentivo, esclarecimento e orientação para a criação do Grêmio Estudantil; realização de seminários e oficinas com lideranças estudantis e gestores escolares, para apoiar e criação e o fortalecimento do grêmio; fomentar o protagonismo juvenil e a ação colaborativa dos grêmios estudantis.

Resultados

Durante este quadriênio, a Secretaria da Educação apoiou a organização dos estudantes em grêmios estudantis, com vistas a fortalecer a participação dessas agremiações na vida escolar, reforçando o papel que desempenham para o êxito do projeto político-pedagógico e para a defesa da escola.Ampliando a interação dos estudantes com as equipes gestoras e com os colegiados escolares, as iniciativas de apoio abrangeram seminários com as Direc, para apropriação das orientações legais e pedagógicas necessárias à criação e ao fortalecimento das entidades; a organização de um banco de dados específico; o atendimento técnico-pedagógico na resolução de problemas, além do incentivo e apoio às atividades de protagonismo juvenil.

Fonte: http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/106

Foto: http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/106