quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Presidente Dilma Rousseff sancona Lei das Cotas nas universidades

Em cerimônia fechada à imprensa, a presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira, 29, a Lei das Cotas nas universidades, que terão quatro anos para reservar 50% das vagas de todos os cursos e turnos a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública. Uma parte dessas vagas deve ser dedicada a negros, pardos e índios, e outra a alunos com renda familiar igual ou menor a 1,5 salário mínimo per capita. A maioria das universidades já adota algum tipo de ação afirmativa, mas poucas atingem um porcentual de 50% das vagas.
De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi vetado apenas o artigo 2º, que dizia que o ingresso dos cotistas seria feito a partir das médias obtidas no ensino médio - o governo quer que o critério seja o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "A importância desse projeto tem a ver com um duplo desafio: primeiro, é a democratização, o acesso às universidades, e segundo, o desafio de fazer isso mantendo um alto nível de ensino e a meritocracia", disse a presidente.
"O Brasil precisa fazer frente a esses dois desafios, não apenas um. Nada adianta manter uma universidade fechada e manter a população afastada em nome da meritocracia. De nada adianta abrir a universidade e não preservar a meritocracia", afirmou Dilma.
Dados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apontam para uma distância entre a rede pública e a particular no ensino médio: enquanto a rede pública estadual atingiu média de 3,4, na rede privada a nota foi de 5,7.
Para minimizar as críticas ao projeto e ao seu impacto na qualidade de ensino nas universidades, Mercadante apresentou números comparativos dos desempenhos dos estudantes das redes pública e privada na última edição do Enem. Os alunos concluintes do ensino médio da rede pública obtiveram média de 474,2 pontos, inferior à dos alunos do ensino privado - 569,2.
O ministro, no entanto, chamou a atenção para a média dos 150 mil concluintes da rede pública com melhor desempenho - nesse universo, a média foi de 582,2 pontos, superior à média da totalidade dos alunos da rede privada.
"Queremos manter a excelência da universidade. Tomarmos providência tanto em relação ao ensino médio e de outro lado olhar como vai ser feita (a implantação da lei) no âmbito das universidades", afirmou o ministro. "Essa política de cotas pro ensino público vai representar uma grande motivação dos estudantes da rede pública."

Fonte: http://atarde.uol.com.br/materias/1449888
Foto: http://www2.planalto.gov.br/multimidia/galeria-de-fotos

sábado, 25 de agosto de 2012

Universidades americanas fazem ‘ofensiva’ por alunos no Brasil

Pablo Uchoa
Prédio principal da Universidade do Norte do Texas (Foto: Universidade do Norte do Texas/Divulgação)
 
A Universidade do Norte do Texas (UNT) é uma das instituições dispostas a atrair estudantes brasileiros.O Brasil receberá no fim deste mês a maior missão de universidades americanas de todos os tempos, o mais expressivo cortejo dessas instituições para atrair alunos brasileiros para seus corpos discentes.Entre 30 de agosto e 5 de setembro, 66 universidades dos Estados Unidos participarão de feiras estudantis em Brasília, São Paulo e Rio, dez a mais que o grupo que viajou recentemente para a Indonésia e o Vietnã, até então a missão mais numerosa.
 
Recentemente alçado à posição de 6ª maior economia do planeta, com uma população de poder aquisitivo crescente, precisando investir em qualificação da mão-de-obra e inovação, e com dinheiro em caixa para tal objetivo, o Brasil já virou alvo da estratégia de atração de talentos de instituições de ensino estrangeiras.
 
Em maio, o país recebeu uma missão de universidades canadenses, e nesta semana a prestigiosa Universidade de Oxford, na Inglaterra, enviou seu alto escalão a São Paulo para anunciar a concessão de uma nova linha de bolsas integrais financiadas com dinheiro do governo federal brasileiro.
"Vivemos num mundo cada vez mais interconectado e as universidades estão reconhecendo que precisam estar engajadas internacionalmente. Quando você pensa nos países com os quais é preciso construir um relacionamento, o Brasil entra na lista de todo mundo", disse à BBC Brasil o subsecretário americano de Comércio dos Estados Unidos, Francisco Sánchez, que vai liderar a missão americana.
 
A visita está sendo encabeçada pela agência de promoção de exportações americana porque, do ponto de vista americano, cada estudante brasileiro está comprando um serviço exportado pelos Estados Unidos.Mas neste caso, lembra a secretária brasileira de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, as ligações "incorporam parcerias dos dois lados"."Há uma convergência com o interesse brasileiro de manter contato com sistemas educacionais competitivos em termos de tecnologia e inovação, nosso interesse em estabelecer parcerias em áreas prioritárias e nosso interesse em que pesquisadores brasileiros possam ter treinamento especializado no exterior", disse a secretária à BBC Brasil.

Abocanhando espaço

A área educacional foi a que mais recebeu atenção durante a visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos em abril.A presidente enfatizou o programa Ciência Sem Fronteiras, cuja meta é custear 100 mil bolsas de estudo nas áreas científicas até 2015, a maioria para estudantes e pesquisadores brasileiros no exterior. Os Estados Unidos querem receber entre um quinto e metade desses bolsistas.
 
No período letivo que começou no outono de 2010 e terminou no verão de 2011, as universidades americanas tinham cerca de 8,7 mil brasileiros matriculados. O número representa um aumento de 23% em relação ao número de cinco anos antes, mas tem permanecido quase inalterado nos últimos três.
 
A presidente Dilma Rousseff com o presidente dos EUA, Barack Obama, em visita aos EUA em abril (Foto: Reuters)
 
Área educacional foi a que mais recebeu atenção durante visita de Dilma aos EUA em abril.Em comparação, o número de chineses não parou de subir: aumentou 89% em cinco anos, saltando de menos de 68 mil estudantes para quase 128 mil.Já os indianos, que um dia já tiveram a maior presença nas universidades americanas, tiveram um aumento de 25%, para 104 mil matriculados.
 
"Uma razão que explica o maior número de chineses e indianos nas nossas universidades é a questão demográfica. Mas os programas de bolsas de estudo têm muita influência", disse à BBC Brasil o diretor do setor internacional da Universidade do Norte do Texas (UNT), Pieter Vermeulen.
Desde 2009, Estados Unidos e China mantêm uma iniciativa bilateral chamada 100.000 Strong (algo como "Fortes como 100 mil", em tradução livre), cujo objetivo é levar 100 mil alunos americanos a estudar no país asiático.
 
Em maio de 2011, o presidente Barack Obama anunciou a mesma parceria para as Américas, com o objetivo de ter 100 mil alunos americanos estudando nos países latino-americanos, e mesmo número de estudantes viajando no sentido contrário.
"Estamos nos focando no Brasil porque esperamos que o Ciência Sem Fronteiras possibilite que mais estudantes, que antes não podiam vir estudar nos Estados Unidos, agora venham", disse Vermeulen.

Valor agregado

A intensa agenda educacional responde diretamente aos esforços, no norte e no sul do continente, para agregar valor à relação bilateral das duas principais economias hemisféricas.
As trocas entre Brasil e Estados Unidos somaram US$ 60 bilhões em 2011 e corresponderam a cerca de 12% do total de intercâmbios do Brasil com o mundo. Foi um valor menor que o trocado com a China (US$ 77 bilhões).Entretanto, por trás destes números estão agendas comerciais bem diferentes. Enquanto a relação comercial do Brasil com a China se baseia principalmente no comércio de commodities, com os Estados Unidos é mais forte a presença de produtos agregados, uma tendência que o governo brasileiro pretende estimular.
Tatiana Prazeres diz que considera os Estados Unidos como "o grande destaque da balança comercial do Brasil em 2012".
Imagem de vídeo que a UNT postou no YouTube para atrair estudantes brasileiros (Foto: Universidade do Norte do Texas/Divulgação)
 
A Universidade do Norte do Texas chegou a postar no site YouTube vídeo endereçado a brasileiros
No acumulado de janeiro a julho, as exportações do Brasil para o vizinho do norte cresceram 16%. Já somam quase US$ 35 bilhões. Ao mesmo tempo, as exportações totais do país para o resto do mundo registraram uma pequena queda de 1,7%."Em um ano marcado por uma crise internacional aguda, em que o comércio mundial cresce num ritmo bastante lento, esse crescimento das exportações do Brasil para os Estados Unidos é bastante expressivo", diz a secretária de Comércio Exterior.Mesmo excluindo-se o petróleo, item de commodity que teve alta no mercado internacional, as demais exportações subiram 13%.

Durante o mesmo período, o déficit comercial do Brasil se reduziu de US$ 4,6 bilhões para US$ 2,5 bilhões, mostrando que as exportações brasileiras, entre as quais estão manufaturados como motores para gerar energia eólica, mantiveram seu valor."As exportações de produtos de maior valor agregado para os Estados Unidos crescem e contribuem para o resultado positivo do nosso comércio", observa.

Abrindo portas

A expectativa é de que o maior volume de intercâmbios educacionais reforce esta dinâmica.No curto prazo, as iniciativas reforçariam a "conta" americana de educação e treinamento, que já estão na lista dos dez principais produtos de exportação dos Estados Unidos.Há mais de 690 mil estudantes estrangeiros matriculados nas universidades americanas, que contribuem com um valor estimado em US$ 21 bilhões para a economia, entre gastos com mensalidades e custeio de vida. Estima-se que os brasileiros contribuam com US$ 257 milhões deste total.Entretanto, no longo prazo os intercâmbios têm efeitos "que vão além da questão educacional", aponta Tatiana Prazeres."São parcerias científico-tecnológicas, parcerias de negócios que se abrem, oportunidades de investimentos que surgem, enfim, é um estreitamento de vínculos e um adensamento da relação entre os dois países." Saiba Mais

Fonte: ttp://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/08/120822_eua_educacao_brasil_pu_ac.shtml

Foto:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/08/120822_eua_educacao_brasil_pu_ac.shtml

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Secretaria de Educação inscreve para Pronatec até sexta

 
A Secretaria Estadual de Educação encerra nesta sexta-feira, 24, as inscrições para os 55 cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Podem participar os estudantes do 3º ano do ensino médio ou estudantes do EJA Médio (tempo formativo VI e VII). São 5.673 vagas para 63 municípios baianos, incluindo Salvador.

As inscrições podem ser efetivadas nos Centros de Educação Profissional e em algumas unidades escolares no Estado, que podem ser localizados no portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). É necessário preencher uma ficha com os dados pessoais e indicar até dois cursos do interesse do estudante. A confirmação da inscrição será feita por meio de sorteio de vagas realizado pela Superintendência de Educação Profissional da Secretaria da Educação.
Os estudantes selecionados vão passar mais tempo na escola, onde farão qualificação profissional no turno oposto ao qual está regularmente matriculado. Os 55 cursos têm como objetivo reforçar o atendimento às demandas de formação do Porto Sul, Vida Melhor (Urbano e Rural), Copa do Mundo, política estaduais de saúde e da cultura, além de demandas territoriais específicas.

Fonte: http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/materias/1448275-secretaria-de-educacao-inscreve-para-pronatec-ate-sexta

Foto:http://www.serin.ba.gov.br/sites/default/files/imagecache/img_foto_galeria520X385/ogo_pronatec_2_0.JPG

sábado, 11 de agosto de 2012

Ibama abre seleção para 300 vagas de Técnico Administrativo


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), torna pública a realização de concurso público para provimento de 300 vagas no cargo de Técnico Administrativo.A remuneração será de R$ 2.580,72, já incluídos a gratificação de desempenho de atividade de especialista ambiental e o auxílio alimentação. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.O concurso público será executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).Para participar do concurso, o candidato deverá apresentar diploma, devidamente registrado, de conclusão de ensino médio (antigo segundo grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

Das Inscrições:

Será admitida a inscrição somente via Internet, no endereço www.cespe.unb.br//concursos/ibama_12, solicitada no período entre às 10h do dia 24 de agosto de 2012 e 23h59min do dia 13 de setembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília-DF.O valor da taxa de inscrição será de R$ 55,00 e deverá ser efetuado por meio da GRU Cobrança.

Da distribuição das vagas:

Acre (6), Alagoas (4), Amapá (3), Bahia (16), Ceará (10), Distrito Federal (140), Espírito Santo (1), Goiás (8), Mato Grosso do Sul (18), Pará (22), Paraíba (12), Paraná (3), Piauí (6), Rio de Janeiro (6), Rondônia (12), Roraima (10), Santa Catarina (10), São Paulo (3), Tocantins (10).
Será aplicado os seguintes exames de habilidades e conhecimentos:
  • Prova Objetiva Conhecimentos Básicos de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Objetiva Conhecimentos Específicos de caráter eliminatório e classificatório.
As provas objetivas terão a duração de 3h30min e serão aplicadas na data provável de 21 de outubro de 2012, no turno da tarde. Na data provável de 11 de outubro de 2012, será publicado no Diário Oficial da União edital informando a disponibilização da consulta aos locais e ao horário de realização das provas.As provas objetivas e a perícia médica dos candidatos que se declararem com deficiência serão realizadas nas cidades de Belém-PA, Boa Vista-RR, Brasília-DF, Campo Grande-MS, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Fortaleza-CE, Goiânia-GO, João Pessoa-PB, Macapá-AP, Maceió-AL, Palmas-TO, Porto Velho-RO, Rio Branco-AC, Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, São Paulo-SP, Teresina-PI e Vitória-ES.
O candidato deverá, obrigatoriamente, acessar o endereço eletrônico para verificar o seu local de provas, por meio de busca individual, devendo, para tanto, informar os dados solicitados.Na data da prova, o candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início, munido somente de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e do documento de identidade original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e/ou borracha durante a realização das provas.
O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público na Central de Atendimento do CESPE/UnB, localizada na Universidade de Brasília (UnB) - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do CESPE/UnB - Asa Norte, Brasília/DF, por meio do telefone (61) 3448-0100 begin_of_the_skype_highlighting (61) 3448-0100 end_of_the_skype_highlighting, ou via Internet.
O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

sábado, 4 de agosto de 2012

Greve de professores na Bahia chega ao fim após 115 dias


Os professores da rede pública de ensino da Bahia decidiram terminar nesta sexta-feira (3) a greve de 115 dias. A rotina de aulas será retomada a partir de segunda-feira, quando deverá ser organizado o calendário de reposição dos dias letivos perdidos.

A vice-coordenadora da APLB (sindicato dos trabalhadores em educação), Marilene Betros, disse que a categoria não está satisfeita com o reajuste salarial oferecido pelo governo do Estado, mas decidiu retornar ao trabalho em respeito a alunos e professores. "Compreendemos que é o momento de termos respeito aos nossos estudantes e colegas de trabalho, que não podem mais ser prejudicados", afirmou.
A categoria decidiu aceitar uma contraproposta feita pelo governo ontem. Foi ofertada a readmissão dos docentes demitidos durante a greve, a devolução dos salários suspensos, a retomada dos repasses sindicais e a retirada dos processos judiciais.
O governo só manteve a proposta salarial com 7% de aumento em novembro de 2012 e outros 7% em março de 2013, além do reajuste anual dados aos servidores (que oscila entre 6,5% e 11,5%). Os docentes queriam 22,22% ainda este ano.
Sem salário desde o início da greve, a pressão financeira já fazia com que muitos professores voltassem às salas de aula. Na quinta-feira, a Secretaria de Educação informou que 93% das 1.411 unidades que compõem a rede estavam funcionando.
No Colégio Central, um dos mais tradicionais de Salvador, as aulas recomeçaram na quinta-feira (2), com cerca de 40% do efetivo de alunos e professores, segundo o diretor Cléber Azevedo. "Os professores não aguentavam mais a greve. Estavam aflitos e decepcionados porque o governo não sinalizava com propostas às reivindicações", disse.
Para parte dos alunos, o clima é de satisfação pelo retorno às aulas e de preocupação com os impactos da greve, que serão sentidos até 2013. A estudante do segundo ano do ensino médio Milena Santana, 17, diz que sente-se "prejudicada e inferior a quem está estudando".
Ela diz acreditar que não há como recuperar o conteúdo perdido em 115 dias de greve sem prejudicar o próximo ano letivo. "Como vou começar meu terceiro ano e ainda terminar o conteúdo do ano anterior?", questiona.
Em nota, a Secretaria da Educação classificou como "muito positiva" a suspensão da greve e solicitou que diretores se unam ao colegiado de cada unidade de ensino para ajustar o calendário de reposição. Ao longo do semestre, as aulas serão repostas aos sábados. Janeiro e fevereiro de 2013 também devem ser utilizados para reposição. (EDER LUIS SANTANA)

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1131217-greve-de-professores-na-bahia-chega-ao-fim-apos-115-dias.shtml

Foto: http://www.novoeste.com/uploads/image/img_greve_professores_bahia_fim.jpg

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

As aulas retornaram na Escola Sara Kertesz



A Escola Sara Violeta de Mello Kertesz já retornou as suas aulas normalmente e por isso convoca todos os alunos a retornarem às aulas.Apesar de alguns professores e escolas ainda se encontrarem em greve,os membros do corpo docente da Escola Sara Kertesz, assim como a maior parte das escolas da Bahia, resolveu retornar as aulas, por isso, retorne o quanto antes a escola para não se prejudicar,mesmo horário de sempre.