terça-feira, 21 de setembro de 2010

Senai Oferece Bolsas Integrais para Cursos Superiores


O Senai Bahia, entidade do Sistema Fieb, está ofertando 54 bolsas de estudo integrais para os cursos de graduação tecnológica oferecidos nas unidades Cimatec e Cetind. Dentre os cursos disponíveis estão os de mecatrônica industrial, logística, sistemas automotivos, polímeros, processos ambientais e engenharia mecânica. Para concorrer às vagas o candidato deve se inscrever de 1º a 15 de outubro no site www.fieb.org.br/senai/graduacao, e ser aluno egresso do ensino médio das redes públicas, do Sesi Bahia, ou bolsista integral de escolas particulares. Além disso, o candidato deve comprovar renda mensal familiar de até 1,5 salário mínimo e não ser beneficiário de outro programa de crédito educativo.

Os estudantes serão selecionados por meio de critérios socioeconômicos e do desempenho no ENEM deste ano ou de até dois anos anteriores. As inscrições para participar do processo seletivo são gratuitas. Os selecionados iniciarão os estudos no primeiro semestre de 2011.
Mais informações: (71) 3534-8090.

Escola Pública de Trânsito


A partir do próximo dia 20 de setembro estarão abertas as inscrições para as próximas turmas do curso para obtenção da primeira habilitação na EPTRAN. Os candidatos interessados deverão acessar o site www.escolapublica.detran.ba.gov.br e preencher o formulário de inscrição.

Os critérios para os candidatos é que devem ser maiores de 18 anos, ter pelo menos o 1º grau completo, possuir documento de Identidade e CPF, estar desempregado ou empregado com renda igual ou inferior a um salário mínimo e ter estudado toda a vida na rede pública federal, estadual, municipal ou privada com bolsa integral comprovada.

Após a inscrição via internet, os candidatos selecionados deverão fazer à pré-matrícula, que consiste na entrega da documentação necessária para validação da inscrição. São exigidos originais e cópias do documento de identidade, CPF, carteira de trabalho (página da foto, da qualificação civil e da identificação do último contrato de trabalho); comprovante de residência ou domicílio (conta de água, luz ou telefone), uma foto 3x4 (atual fundo branco ou azul); histórico escolar do 1º grau (obrigatório), 2º e 3º graus (se cursados) e comprovante de renda (contra-cheque).

A matrícula será a fase final do processo de inscrição, onde o candidato deverá comparecer à EPTRAN para a abertura do serviço, que custa R$68. Estão inclusos os exames médicos e psicológicos que serão realizados nas clínicas credenciadas pelo DETRAN. Os alunos que obtiverem 70% de aprovação no teste teórico terão direito também às aulas práticas gratuitamente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3116–2392 ou através do endereço www.escolapublica.detran.ba.gov.br.

UFBA REABRE INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR


A Universidade Federal da Bahia resolveu reabrir as inscrições no Vestibular, para ingresso, no ano letivo de 2011, nos cursos de graduação da Universidade, em Salvador, em Vitória da Conquista e em Barreiras. As inscrições estarão reabertas no período de 27 de setembro a 11 de outubro de 2010, nas mesmas condições anteriores.

Durante o período de reabertura das inscrições, até o dia 11 de outubro, todos os candidatos, tanto os anteriormente inscritos como os recém-inscritos, poderão fazer alterações no Requerimento de Inscrição. Os cursos e vagas
oferecidos são os mesmos anteriormente oferecidos e o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetivamente concretizado até o dia 13 de outubro de 2010. Em nenhuma hipótese, haverá devolução do valor pago como taxa de inscrição.

Todas as disposições constantes no Edital de Inscrição, de 23 de julho de 2010, e no Manual do Candidato, permanecem vigentes e inalteradas, exceto as que contrariem expressamente as determinações do novo edital, publicado em 17 de setembro de 2010. As inscrições podem ser
realizadas através do site www.vestibular.ufba.br , onde também podem ser consultados os editais e o Manual do Candidato.


Informações também pelo telefone (71) 3283-7820 , email: ssoa@ufba.br


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Microsoft e Uneb Ofertam Curso Gratuito


O Centro de Inovação da Microsoft (MIC), em parceria com a UNEB – que sedia o centro no Campus I, em Salvador -, está com inscrições abertas até o dia 19 de setembro para a sétima edição do programa Student to Business (S2B). O S2B é um curso de capacitação oferecido a estudantes do ensino médio, técnicos e universitários interessados em Tecnologia da Informação (TI), facilitando o acesso às vagas ofertadas por empresas desse segmento.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo
site do Student to Business.

O treinamento é estruturado em três fases que somam 84 horas-aula. Mais de 1,5 mil candidatos serão selecionados para a primeira etapa, composta por uma aula seguida de aplicação de
prova.Na segunda etapa, os aprovados participam de aulas sobre Infra-Estrutura de TI, Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Expression WEB. Na etapa final, os estudantes desenvolvem um projeto. “Essa é uma oportunidade para que os estudantes possam se qualificar na disputa por vagas no mercado de trabalho, além de descobrirem seu talento na área de TI”, pontua Marcela Novaes, assessora comercial do MIC Bahia.

Ainda de acordo com Marcela, estão incluídas no programa ações como capacitações gratuitas nas plataformas Microsoft e aproximação com empresas interessadas em mão-de-obra especializada.